Aprimorando a cloud - Multicloud

Multicloud


É uma abordagem composta por mais de um serviço e provedor de cluod pública ou privada.
Por exemplo, imagine que sua empresa está investindo na expansão da infraestrutura de cloud. Você migrou de servidores bare-metal (locais), para cargas de trabalho baseadas em virtualização e, agora, está avaliando as opções de cloud pública para oferecer suporte a um aplicativo específico voltado para o cliente com altas taxas de uso variável. Após algumas pesquisas, você encontrou um provedor de cloud pública que tem a combinação certa de contratos no nível de serviço (SLAs), protocolos de segurança e tempo de atividade para hospedar seu aplicativo personalizado. Você está satisfeito com a sua escolha. No entanto, eventualmente, os clientes começam a pedir recursos que só estão disponíveis por meio de um aplicativo proprietário do fornecedor. A integração desses recursos ao seu aplicativo personalizado exige que você não só compre o aplicativo do fornecedor, como também hospede-o na cloud pública proprietária dele. Ou seja, uma solução que possibilita que os dois aplicativos tenham escalabilidade com a demanda.
Agora, você tem uma multicloud.




Por que adotar a multicloud?

Não há uma solução perfeita

Talvez você encontre a solução de cloud perfeita para um aspecto da sua empresa. Por exemplo, uma cloud proprietária adequada para hospedar um aplicativo proprietário, uma cloud acessível e perfeita para arquivar registros públicos ou uma outra que tenha escalabilidade ampla para hospedar sistemas com altas taxas de uso variáveis, mas não há uma única cloud que seja capaz de oferecer tudo isso. (Ou, melhor ainda, não há uma única cloud capaz de oferecer tudo isso com perfeição.)

Proximidade

Para reduzir os baixos tempos de resposta para usuários da cloud que estão a milhas de distância da empresa, algumas cargas de trabalho poderiam ser hospedadas por provedores de cloud regionais que operam com maior proximidade dos usuários. Com essa solução, a empresa pode manter a alta disponibilidade e aderir às leis de soberania de dados (protocolos que sujeitam os dados a regulamentações do país em que os dados estão localizados).

Failover

Com os ambientes de multicloud, as empresas conseguem diminuir ou evitar as interrupções. Igual a uma solução de failover, a multicloud permite que as empresas tenham um backup dos dados, fluxos de trabalho e sistemas altamente escaláveis e disponíveis para se (ou quando, de acordo com a Lei de Murphy) a sua cloud principal ficar inativa.

 

 

Qual é a diferença entre a multicloud e a cloud híbrida?

A multicloud se refere à presença de mais de uma implantação de cloud do mesmo tipo (pública ou privada), originada de diferentes fornecedores. A cloud híbrida se refere à presença de vários tipos de implantação (pública e privada) com alguma forma de integração ou orquestração entre elas.
Uma abordagem de multicloud pode envolver dois ambientes de cloud pública ou privada. Uma abordagem de cloud híbrida pode envolver um ambiente de cloud pública e outro de cloud privada com infraestrutura (auxiliada pelas interfaces de programação de aplicativos, middleware ou containers) que facilita a portabilidade da carga de trabalho.
Essas abordagens de cloud não são mutuamente exclusivas: é possível ter ambas, simultaneamente. Na verdade, como as empresas buscam aprimorar a segurança e o desempenho por meio de um portfólio ampliado de ambientes, essa prática tem se tornado cada vez mais comum.


Fontes:
Computação em Nuvem, e-book Opus Software, 2015.
https://www.redhat.com/pt-br/topics/cloud-computing/what-is-multicloud#

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação do GT5 - Plataformas em Nuvem

Conceitos Importantes - Parte 2: Tipos de Nuvem: Pública, Privada, Híbrida

Infraestrutura como Código